Hipnose e Hipnoterapia

Vamos falar sobre a Hipnoterapia – A hipnose como ferramenta terapêutica.

Neste pequeno texto vou explicar como funciona a terapia com hipnose, o que pode ser tratado, como são as sessões e quais os principais cuidados ao escolher um hipnoterapeuta. Também coloquei alguns vídeos e respondi as principais dúvidas que as pessoas tem sobre regressão e outras coisas interessantes. No final, tem depoimentos de pessoas que já fizeram hipnoterapia!

A terapia com Hipnose é um conjunto de técnicas verbais e não verbais de comunicação utilizadas para ajudar um indivíduo a entrar em um estado modificado de consciência denominado transe.

Quando em transe, a pessoa pode ser levada a acessar memórias e recursos internos que antes eram inacessíveis por estarem em sua mente subconsciente.

Acessando a mente subconsciente o terapeuta pode trabalhar onde outros tipos de terapias convencionais não conseguem atuar.

Iceberg da mente

O transe é um estado agradável de profundo relaxamento e alta concentração no qual o indivíduo fica mais suscetível às sugestões do hipnólogo, que são enviadas diretamente ou por meio de metáforas à mente subconsciente. Assim é possível realizar rapidamente mudanças e transformações internas positivas sem usar medicamentos, promovendo o equilíbrio emocional e o bem estar com eficiência e segurança.

Estudos realizados pelo americano PhD em psicologia Alfred A. Barrios compararam a efetividade terapêutica de três modalidades, a saber: Psicanálise, Terapia Comportamental e Hipnoterapia. O resultado impressiona: 

  • 93% dos clientes se recuperam após 6 sessões de hipnoterapia (1 mês e meio)
  • 72% dos clientes se recuperam após 22 sessões de terapia comportamental (6 meses)
  • 38% dos clientes se recuperam após 600 sessões de psicanálise (11 anos e meio)

Precisa de ajuda

Para melhorar ainda mais os resultados, eu costumo combinar a Hipnoterapia com as técnicas da PNL – Programação Neurolinguística. Para saber mais sobre PNL clique aqui.

Vale lembrar que a hipnose e hipnoterapia não possuem nenhum tipo de ligação espiritual ou com religião. Sendo assim, independentemente da religião ou crença, qualquer um pode se submeter às sessões sem problemas ou constrangimentos.

 

O que posso tratar com Hipnose e PNL?

 Com a Hipnoterapia você pode tratar de inúmeros problemas emocionais. Os que mais aparecem em meu consultório são:

• Medos, Fobias e Traumas (altura, animais, lugares fechados, agulhas etc)
• Ansiedade  Veja artigo
• Insegurança
• Dificuldades para falar em público
• Excesso de peso, falta de peso e distúrbios alimentares Veja vídeo
• Cansaço e falta de energia
• Tristezas, perdas e luto
• Depressão
• Dores nas costas
• Falta de sono
• Mal estar generalizado
• Mudanças constantes de humor
• Problemas de relacionamento (terapia de casal)  Veja artigo
• Estresse
• Excesso de ciúmes
• Paixonites e dificuldades para esquecer alguém (ex-namorado, ex-marido etc) Veja artigo
• Anorgasmia e Vaginismo
• Dificuldades de concentração e de memorização
• Comportamentos indesejados e vícios Veja artigo
• Problemas não diagnosticados
• Outras situações de fundo emocional

Visite o Blog do site para ler artigos interessantes sobre estes e outros problemas que podem ser tratados. http://www.estudiodamente.com.br/blog/

Problemas de relcionamentos

Como são as sessões?

 Uma sessão de hipnose pode ser descrita em 5 etapas:

 

1ª Etapa: Entrevista

Na primeira sessão é feita uma pequena investigação do problema do cliente, visando identificar as possíveis causas que levam ao desenvolvimento da situação e demais informações necessárias para definir o melhor caminho a seguir durante a terapia. A partir destas informações o terapeuta organiza toda a estrutura do tratamento e elabora a sessão, que será feita à medida para cada cliente.

Depois de estabelecida a relação inicial de confiança e segurança entre terapeuta e cliente e estabelecidos todos os objetivos terapêuticos, todas as dúvidas relativamente à hipnose são esclarecidas e o cliente poderá experimentar a maravilhosa sensação de entrar num transe hipnótico.

Algumas pessoas terão mais facilidade em entrar em transe e outras tem que aprender. Nesta etapa o hipnoterapeuta poderá fazer alguns testes ou exercícios com o objetivo de ensinar a mente do cliente a entrar mais facilmente no estado terapêutico de hipnose pretendido.

2ª Etapa: Indução ao Relaxamento

O cliente acomoda-se na confortável poltrona reclinável, fecha os olhos e, com um suave fundo musical, é ensinado a respirar pelo terapeuta de forma a conseguir modificar a frequência de suas ondas cerebrais até chegar a um profundo relaxamento no qual experimenta uma sensação de paz, calma e tranquilidade.

3ª Etapa: Aprofundamento

O processo de aprofundamento do relaxamento irá conduzir a um transe mais profundo no qual existe a possibilidade de comunicação direta com a mente subconsciente. Mesmo neste estado a pessoa continua a ouvir a voz do terapeuta.

4ª Etapa: Sugestões

Chegou a hora de trabalhar a questão que motivaram a sessão. Sugestões verbais, imagens e metáforas são dirigidas diretamente ao subconsciente com o objetivo de efetuar as mudanças pretendidas. Técnicas de Programação Neurolinguística também podem ser utilizadas durante o transe. É nesta fase também que se realiza a regressão quando necessária.

5ª Etapa: Saída do transe

No final do trabalho, o cliente é retirado do estado de transe e retorna ao seu estado normal. Qualquer sugestão utilizada para produzir o estado hipnótico será então removida.

Segue-se uma conversa final e a conclusão da sessão.

Depoimento:

Daniel -Medo de elevador

 

Dúvidas mais frequentes e suas respostas

 

O que se sente quando se é hipnotizado?

A maioria dos pacientes diz sentir uma maravilhosa sensação de relaxamento físico e mental. A maior parte dos exercícios e feita num estado de transe leve, em que a pessoa apenas fecha os olhos, relaxa e visualiza. À medida que se vai sentindo mais confortável com a técnica e com o terapeuta, a experiência de transe tende a ser mais profunda e relaxante.

Todas as pessoas conseguem ser hipnotizadas?

Em princípio, se não existir qualquer perturbação psíquica ou deficiência cognitiva, sim. O que pode variar é o nível de profundidade que a pessoa entra em transe. Algumas pessoas realmente não conseguem entrar em transe profundo. A boa notícia é que para se realizar um tratamento, entrar em transe leve já é suficiente. E qualquer pessoa é capaz de relaxar física e mentalmente, podendo alcançar facilmente este estado.

Quantas sessões são necessárias para resolver o meu problema?

Se algum terapeuta prometer número de sessões, desconfie! Os resultados são relativos e variam de acordo com cada caso e cada cliente. Mas a hipnoterapia é para ser uma terapia rápida, portanto, normalmente os resultados são visíveis a partir das primeiras sessões. Algumas pessoas já percebem resultados evidentes em duas ou três sessões. Outras necessitam de seis ou sete para se resolverem.

E se o hipnoterapeuta morrer durante o transe ou hipnose? Existe a possibilidade de ficar preso no estado de transe e não acordar mais?

Espero sinceramente que isso não ocorra na minha sessão! Neste caso podem ocorrer duas possibilidades: Ou o paciente volta do transe/hipnose sozinho, ou ele pode adormecer e acordar sentindo-se extremamente relaxado.

Vou me lembrar de tudo o que se passou durante o transe?

Sim. A maior parte das pessoas fica surpreendida pelo fato de se lembrarem do que aconteceu durante a consulta. Lembre-se que o transe hipnótico é somente um estado de consciência alterado, durante o qual está sempre consciente relativamente a tudo o que se passa e que é dito.

Vou perder o controle durante a hipnose? Posso falar o que não quero?

Não. Ninguém o pode hipnotizar contra a sua vontade, assim como não pode ser forçado a fazer ou dizer algo que não queira. Tem a liberdade de rejeitar quaisquer sugestões a qualquer momento, durante a sessão.

O que é Regressão?

É um processo induzido ou não que permite relembrar, compreender e integrar experiências marcantes vividas pela pessoa. Não importa se esse passado tenha ocorrido há uma semana ou há 30 anos atrás. Através de diferentes técnicas pode-se acessar fatos ocorridos durante a vida adulta, a adolescência, a infância, o nascimento, a vida intrauterina e, até mesmo experiências ocorridas em outras vivências que ainda afetam o dia a dia.

A regressão pode ser realizada para investigar traumas, medos repressões, culpas e eventos mal resolvidos no passado que fazem com que você sinta-se reprimido e limitado na sua vida atual.

Veja o trecho de uma regressão até o momento do nascimento:

Hipnoterapia substitui a medicina convencional?

A hipnoterapia NÃO substitui a medicina convencional em nenhuma circunstância! Se tem algum problema de saúde, é imperativo que consulte o seu médico, informando o seu hipnoterapeuta sobre alguma medicação que lhe possa ter sido prescrita, assim como sobre alguma doença que possa ter sido diagnosticada.

Será que vou sentir vergonha de contar meu problema para o terapeuta?

O terapeuta é um profissional acostumado a atender todos os tipos de pessoas e situações que você imagina! Ele jamais vai te julgar ou fazer você se sentir mal. Pelo contrário, o problema dele é ajudar a resolver o seu problema.

 As sessões de hipnoterapia são todas confidenciais?

Sim. Nenhuma informação será fornecida a quem quer que seja sem autorização prévia dada pelo cliente, exceto nos casos previstos na lei do país em questão.

Depoimento:

 

Como escolher um bom terapeuta?

Escolher um terapeuta de hipnose pode trazer inseguranças, sobretudo para quem é leigo e pode ser iludido ou enganado facilmente.

A hipnose não possui regulamentação no Brasil e por isso qualquer um pode dar e fazer cursos de hipnose.

Hoje temos jovens, adolescentes e até crianças fazendo cursos de hipnose de um ou dois dias, alguns até pela internet.

Cuidado! Pessoas sem a mínima condição intelectual e completamente despreparadas para lidar com a parte terapêutica estão se oferecendo para tratar as pessoas.

Procurar terapeutas em grupos de facebook, sobretudo grupos abertos a qualquer tipo de pessoa, pode ser uma perigosa roleta russa.

Antes de se submeter a um tratamento com um profissional de hipnose deve-se tomar algumas precauções:

  • Coloque o nome do profissional no Google “entre aspas”, pesquise sobre ele e verifique o que aparece.
  • Esta pessoa possui certificações e formação adequada?
  • Esta pessoa cursou faculdade, cursos de especialização e/ou pós-graduação?
  • Possui experiência de quantos anos em hipnose e como terapeuta?
  • Possui uma empresa aberta regularizada com CNPJ para atendimento?
  • Tem um site profissional com informações, endereço de atendimento e telefone comercial?
  • Já escreveu artigos, livros ou já participou de entrevistas em meios de comunicação?
  • Há depoimentos ou testemunhos de clientes satisfeitos?
  • Faça uma pesquisa se tem reclamações em sites como Reclame Aqui.

Desconfie de quem cobra muito abaixo do valor de mercado ou promete curas. Apenas um profissional bem preparado e que busca continuamente o conhecimento em cursos de renome pode te ajudar com ética e segurança!

A capacitação profissional de qualidade leva tempo e custa caro! Profissionais que cursaram também formações em PNL – Programação Neurolinguística (em bons institutos) possuem muito mais recursos, ferramentas e técnicas adicionais para os tratamentos. As formações em PNL são por ordem: Introdução à PNL, Practitioner em PNL, Master Practitioner em PNL, Trainer em PNL.

Em caso de dúvida, ligue, converse, pergunte… Pesquise sempre!

 

Depoimento:

Neste vídeo utilizo uma técnica de anestesia hipnótica. Veja minha filha colocando um piercing sem sentir dor alguma graças à hipnose.

https://www.youtube.com/watch?v=_W6BAv-0vAw

 Outros usos da Hipnose

Além do uso terapêutico, a hipnose também é utilizada para outros fins. Em alguns paises, a hipnose é utilizada pela justiça, através da hipnose forense, onde se busca informações sobre um crime através da regressão e busca de informação na memória das vítimas ou testemunhas.

E há também a Hipnose de Palco, na qual a hipnose é utilizada como uma excelente ferramenta de entretenimento e diversão.

Hipnose
Prof. Sergio Enrique realizando hipnose de palco e de rua.

 

Veja nos meus vídeos de hipnose, exemplos de uso para memória, cirurgias etc.

Perda de peso com hipnose e PNL

O tratamento de perda de peso é realizado utilizando-se técnicas de PNl e hipnose. Durante o transe a pessoa é sugestionada e condicionada a inconscientemente deixar hábitos prejudiciais como desejos, comer em excesso, junk food etc e passa a adotar hábitos saudáveis ao mesmo tempo em que aumenta o seu metabolismo e sente-se mais fortalecida. Pode ser utilizado em conjunto com outros tratamentos convencionais e tem a vantagem de não utilizar medicamentos e nem causar sofrimento, pois as mudanças ocorrem naturalmente a nível inconsciente.

Emagrecer é mudar o relacionamento com a comida. O que nos faz comer não é o nosso estomago, e sim a nossa cabeça. Modificando nossa mente, trabalhando as razões que estão atrás do excesso de peso, você ira emagrecer e se manter magra.

O cérebro não distingue o real do imaginário, ele é atemporal e trabalha a todo instante para produzir o que ele visualiza, sendo assim, com a hipnose e as técnicas psíquicas da hipnoterapia, o cliente é trabalhado no sentido de conseguir mudanças comportamentais alimentares em algumas sessões, condicionando a adotar atitudes capazes de mudar hábitos antigos e cristalizar os novos.

Pode-se também implantar um balão intragástrico hipnótico. O Balão Imaginário é um método que foi desenvolvido, baseado no sucesso do procedimento com a britânica Marion Corns que eliminou 25 kg com hipnose no sul da Espanha, na clinica Elite. Durante o transe hipnótico a potencialização de imagens faz com que o cliente paciente, sinta, acredite, visualize e ouça tudo que diz a ele, criando a sensação e ambiente propicio para a eficácia da técnica, que consiste em implantar no estomago do paciente um balão imaginário que irá preencher um determinado espaço, dando a sensação de sacies, de estomago satisfeito, diminuindo a quantidade de alimentos em suas refeições. Assim, a pessoa reduz o seu peso de forma gradual e segura.

Vale frisar que apenas implantar o balão e não fazer o programa completo não vai surtir o efeito desejado.

Para saber mais sobre emagrecimento com Hipnose e PNL clique aqui.

 

Depoimentos de quem já fez

Estes são depoimentos de alguns de meus clientes. Considero-os importantes para ajudar aqueles que têm dúvidas ou ainda sentem algum receio sobre a Hipnose e a PNL.

Rose Oliveira
Rogerio Zanella
Ana Paula Milano
Carlos Semitan
Simoni Rubim
Rafael Oliveira
Alexandre Pedro
Rita de Cássia do Amaral
Fernanda Filippini
Amabile
Talita Vaginismo
Ana Moziem
Bianca Gonçalves
Daniel e Danila
Rosangela concurseira