Fobia: O que é e como combater

O que é fobia

Fobia é doença, sim! Uma em cada cinco pessoas sofre com esse problema grave e incapacitante.

Afrodite, deusa do amor, e Ares, deus da guerra, formaram um dos casais mais admirados da mitologia grega. Um dos principais frutos desse relacionamento foi o jovem Fobos. Diz a lenda que ele acompanhava o pai no campo de batalha para ajudar os guerreiros helênicos contra os seus oponentes.

Sua função era injetar medo no coração dos soldados inimigos, para que na hora da luta eles se acovardassem e fugissem. Um papel tão fundamental nos conflitos motivou uma série de sacrifícios em sua honra — ele era particularmente venerado em Esparta, cidade-estado famosa por seu poderio militar.

Milênios após essas histórias se popularizarem, Fobos serviu de inspiração para nomear a fobia, um dos males psiquiátricos contemporâneos mais comuns — junto com outros transtornos de ansiedade, ela só fica atrás de depressão e dependência química no número de casos.

Estima-se que a condição atinja 20% da população mundial, segundo dados do Instituto Nacional de Saúde americano. “Estamos falando de um temor exagerado e incompreensível a algum objeto ou situação que prejudica a vida da pessoa”, define o psiquiatra Antonio Egídio Nardi, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As manifestações desse quadro não se restringem à cabeça e, durante as crises, levam a taquicardia, tremedeira, suor excessivo, falta de ar, tontura e até desmaios.

Antes de entrarmos a fundo na anatomia das fobias, convém esclarecer que se sentir inquieto diante de alguns cenários é bom e desejável. “Isso nos protege e faz com que evitemos riscos desnecessários”, diferencia Nardi. Se pensarmos na evolução, nossos antepassados das cavernas só sobreviveram porque se assustavam e fugiam diante da possibilidade de serem devorados por um tigre-dentes-de-sabre ou tomarem picadas de uma cobra peçonhenta.

“O medo aciona diversos núcleos de neurônios, entre eles a amígdala, uma das estruturas mais primitivas do cérebro”, explica o neurocientista Ivan Izquierdo, coordenador do Centro de Memória da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. O dilema é quando esse pavor ultrapassa os limites.

Evidências apontam que a tal da amígdala é sensível e fica ativada em demasia justamente nos indivíduos fóbicos, mas ainda há muita discussão sobre as origens da doença. Por ora, as pesquisas não encontraram falhas genéticas capazes de patrocinar diretamente seu surgimento.

“Mas se sabe que o desenvolvimento desse problema está relacionado à família e ao convívio entre pais e filhos”, observa a psicóloga Mariângela Gentil Savoia, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Exemplo: uma mãe que fica aterrorizada em tempestades com trovões e demonstra isso no dia a dia pode transmitir o incômodo e perpetuá-lo em suas crianças.

Qual o seu medo?

É difícil confirmar se o contingente de acometidos por fobias hoje é maior que no passado. As estatísticas até calculam que a geração atual apresenta dez vezes mais medo que as anteriores. Esse aumento, porém, é influenciado pela melhoria dos recursos de diagnóstico da condição. Uma coisa, contudo, não dá para negar: o cenário é afetado pelo acirramento dos perigos vividos no planeta, como a violência das grandes metrópoles, a ameaça de terrorismo e o risco de novas epidemias — fatos que são explorados algumas vezes de forma desmedida por imprensa e publicidade, diga-se.

Foi o que aconteceu após o atentado às Torres Gêmeas, em Nova York, em 11 de setembro de 2001: o receio de subir num avião fez com que muitos americanos preferissem usar o carro para viajar. O resultado dessa mudança de comportamento? Um acréscimo de 1 600 mortes nas estradas dos Estados Unidos ao longo do ano seguinte, de acordo com uma análise do Instituto Max Planck, na Alemanha. “Episódios catastróficos potencializam a fobia em quem já a possui”, diz Nardi. Agora, calma lá: há alternativas comprovadas cientificamente para controlar tanto medo, como se verá ao virar a página.

A demora em buscar ajuda é uma das principais barreiras no enfrentamento das fobias. Muitos sofrem calados por achar que seu problema não é concreto ou digno de cuidados. Uma pena, porque 75% dos tratados colhem benefícios em alguns meses. “Consultar um terapeuta é importante para valorizar as conquistas e manter a motivação a fim de enfrentar os desafios seguintes”, orienta a psicóloga Paola Espósito, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Uma vez feito o diagnóstico, é possível lançar mão de diversas opções no contra-ataque ao pavor. Para alguns, a solução é o uso de remédios, indicados especialmente para as fobias sociais. Entre as classes mais prescritas, estão os inibidores de recaptação de serotonina e noradrenalina, os benzodiazepínicos e os betabloqueadores, drogas antidepressivas e ansiolíticas que modulam as concentrações de neurotransmissores relacionados ao bem-estar e ao estresse no cérebro.

Esses compostos vão diminuir o nervosismo e, assim, permitir, por exemplo, que se fale em público sem entrar em parafuso. Seu uso pode ser contínuo ou circunstancial — e, obviamente, exige a receita e a orientação do médico.

Uma segunda abordagem bastante difundida é a terapia cognitivo-comportamental (TCC). “Seu objetivo está em reorganizar os pensamentos do indivíduo, de modo que ele deixe de encarar o motivo da fobia como uma ameaça”, explica Daniela. Baseada na conversa e na troca de experiências com o terapeuta, a TCC tenta trazer lógica a uma reação instintiva. Ora, se uma barata nunca atacou um ser humano, por que você sai gritando quando vê um inseto passeando pelo banheiro? Ou seja, o ponto de partida é ponderar sobre os temores.

Hora de se expor

Travar contato com o agente causador da fobia, aliás, é outra maneira de alcançar um pouco de alívio. O processo é gradual: quem tem medo de avião começa indo ao aeroporto. Depois, vê vídeos de uma cabine do piloto. Em algumas semanas, passa a usar recursos de realidade virtual para simular que está dentro de uma aeronave. Até que consegue embarcar de verdade para uma viagem. É a chamada terapia de exposição. “Conforme o sujeito interage com o objeto ou a situação, a resposta de medo perde força e é inibida no cérebro”, explica Ivan Izquierdo.

Uma pesquisa da Universidade de Uppsala, na Suécia, testou uma versão diferente dessa modalidade terapêutica. Uma turma de 45 voluntários com receio de aranhas foi dirigida a observar durante alguns instantes imagens do aracnídeo.

Aí, depois de um intervalo de dez minutos, o procedimento se repetiu. Só que dessa vez a espiada se deu por um período mais prolongado. “A primeira visualização desestabiliza a memória do medo por uma curta janela de tempo, na qual agimos de forma ostensiva para que o temor se enfraqueça”, detalha o psicólogo Johannes Björkstrand, responsável pelo experimento. O estudo, a propósito, foi pioneiro ao extinguir os pavores da vida real por meio da técnica dupla.

Nos últimos anos, ocorreram avanços decisivos na compreensão do funcionamento da mente e na criação de exames sofisticados que facilitarão o flagra das fobias no futuro. Tantas novidades só reforçam a importância de visitar um expert o quanto antes. “Para um tratamento dar certo, é preciso em primeiro lugar aceitar a doença, deixar isso claro para as pessoas próximas e decretar que você vai sair de sua zona de conforto”, enumera o médico Márcio Bernik, do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo. Tais atitudes garantem um início certeiro na luta para derrotar esse problema da pesada. Ao batalhar contra os próprios demônios, nem mesmo um deus grego será capaz de injetar medos duradouros em seu coração.

Hipnose e PNL são opções rápidas e eficazes e tratamento

O hipnoterapeuta Sergio Enrique Faria, diretor do Estúdio da mente, explica que o tempo de tratamento das terapias com Hipnose e PNL – Programação Neurolinguística são muito menores do que  o as outras técnicas. “Raramente um cliente faz mais do que seis sessões comigo para ficar satisfeito”, explica Sergio.

Para se ter uma ideia, uma análise publicada na revista American Health Magazine, elaborada pelo psicólogo americano Alfred A. Barrios, Ph.D., revelou as seguintes percentagens de recuperação em pacientes que se submeteram a três diferentes formas de terapia:

  • Psicanálise: 38% de recuperação após 600 sessões;
  • Terapia Comportamental: 72% de recuperação após 22 sessões;
  • Hipnoterapia: 93% de recuperação após 6 sessões (cerca de 1 mês e meio).

Sergio Enrique explica que o caso de fobias, existem técnicas de curas rápidas utilizando a Hipnose e a PNL que levam poucos minutos.

Veja o depoimento de pessoas que já se submeteram aos tratamentos com Hipnose e PNL clicando aqui.

As faces da fobia

Social
Receio muito intenso de situações de interação, como participar de festas ou falar em público. Há dificuldade para fazer amizades, engatar namoros ou atuar em cargos de liderança.

 Específica
O indivíduo entra em pânico ao se ver diante de um ou de vários fatores. Pode ser aranha, elevador, altura, buracos, cobra, mar… O medo o deixa totalmente paralisado.

 Agorafobia
Temor de estar num local e não conseguir escapar se acontecer algo ruim. É o caso de quem surta ao sentar longe da saída de emergência no cinema pensando num possível cenário de incêndio.

 Ranking do temor

Os 10 piores medos das pessoas são:

  1. Medo da morte
  2. Medo de falar em público
  3. Medo de altura
  4. Medo de sangue
  5. Medo de insetos ou répteis
  6. Medo do escuro
  7. Medo de agulhas
  8. Medo de lugares fechados
  9. Medo de voar
  10. Medo de dirigir

Que tal conhecer um pouco sobre Hipnose e Hipnoterapia agora? É só clicar aqui!

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no Facebook clicando aqui.

Clique aqui para assistir a um vídeo onde o prof. Sergio Enrique tira dúvidas sobre Hipnose e Hipnoterapia.

Fonte:  

http://super.abril.com.br/saude/fobias-conheca-5-caracteristicas-e-como-combate-las/

teste.sandrabaruchi.com.br

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Sobre o Autor

Prof. Sergio Enrique Faria

Dr. Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Neurocientista, Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento e do Grupo de Estudos de Hipnose da UNIFESP. Doutor em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta e Neuroeducador com especializações em Neurociência Clínica e Educacional, Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia, Psicanálise Clínica, Didática e Metodologia do Estudo. Trainer e Master Practitioner com formações internacionais em Hipnose e em PNL – Programação Neurolinguística. Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA). Professor de Hipnose e PNL. Palestrante e Professor em cursos de MBA e Pós-graduação em grandes universidades. Autor e coautor de livros e mais de 150 artigos em jornais e revistas.

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

1 comentário em “Fobia: O que é e como combater”

  1. Pingback: Pesquisadores brasileiros descobrem onde o cérebro guarda os medos - Estúdio da Mente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais | A cópia ou reprodução deste texto ou parte dele sem a autorização do autor configura CRIME DE VIOLAÇÃO dos Direitos Autorais no Art. 184 - A pesquisa antiplágio é realizada pelo Google